quarta-feira, 17 de julho de 2013

Informe da reunião com o presidente do Conisud Chico Brito

Por José Afonso da Silva (com base em informes de um dos presentes na reunião) clique aqui para ler.

Representantes de diversos movimentos dos municípios de Embu das Artes, Taboão da Serra Itapecerica da Serra e Juquitiba se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 17 de julho de 2013, o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito, atual presidente do Conisud,.
O objetivo da reunião era apresentar a pauta dos movimentos a respeito das reivindicações para melhoria do transporte coletivo na região elaborada pelos representantes dos movimentos.
A pauta foi apresentada com os seguintes pontos que foram discutidos com o presidente do Conisud:
* Revogação de todos os aumentos de 2013;
 * Abertura de todas as planilhas do transporte;
* Não ter aumentos ate 2016;
* Bilhete metropolitano integrado;
* Trazer o metro para mais cidades da região;
* Tarifa zero.

Bilhete metropolitano integrado:
O prefeito Chico Brito disse que já está em discussão um projeto com o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento que abrange este aspecto da pauta. Mesmo porque, segundo ele, as novas tecnologias precisam ser elaboradas e implantadas para tal. Disse ainda, que quando se trata de convênio entre municípios vizinhos, cabe ao governo do estado subsidiar a implantação do bilhete integrado metropolitano e esta discussão também já está em pauta no Conselho Metropolitano de Desenvolvimento.
Abertura de todas as planilhas do transporte;
Chico Brito disse que não é possível garantir a entrega das planilhas de custos das empresas intermunicipais, mas que as do munícipio sim. O mesmo se comprometeu a entregar as de Embu da Artes (empresa ARCAV), logo na segunda-feira, e ele propôs uma reunião para a abertura dessas planilhas.
Foi sugeriu também uma reunião com o presidente da EMTU, Conisud e representantes dos movimentos dos municípios. A data ainda não foi fechada, que segundo ele poderia ser de 15 dias a 6 meses.
Revogação de todos os aumentos de 2013
Chico Brito usou argumentos técnicos, afirmando que não houve aumento da passagem durante dois anos e que mesmo com a redução de impostos ainda assim não possível revogar este aumento sem ajuda do governo federal estadual.
Tarifa zero.

Defendeu a tarifa zero, no entanto, disse que essa é uma responsabilidade do governo estadual e federal. Propôs que na visita que Alckmin fará a cidade brevemente,  que os movimentos se mobilizem para exigir esta pauta governador.

Não ter aumentos ate 2016;

Disse que se não houver ajuda do governo federal e estadual será impossível impedir os aumento anuais, mas que os mesmo serão feitos após audiências públicas, com abertura de planilhas e com base na inflação.
Estatização do transporte
Ele diz que para o transporte ser estatizado o dinheiro tem que vir de algum lugar, pois há necessidade de ele ser subsiado e apenas 25% dos impostos arrecadados voltam para as cidades, o que torna insuficiente para atender todas as áreas.
Trazer o metro para mais cidades da região
Propõe levar esta pauta para o governo do estado.

Por fim, Chico Brito, se comprometeu em encaminhar toda a pauta aos prefeitos do Conisud e abrirá espaço para que os movimentos possam debate-las com os mesmos.
O prefeito ficou muito mais preocupados em justificar suas dificuldades e jogar a responsabilidade pelo não atendimento da pauta para o governo do estado e para o governo federal.
Segundo os participantes da reunião, os argumentos do prefeito são frágeis e por isso as mobilizações devem continuar, pois a reunião também demonstrou que existe espaço para arrancar dos prefeitos nossa pauta de reivindicações.






Um comentário:

  1. Faz parte da função de Prefeito atender as reivindicações da Sociedade Civil Organizada e ele deveria levar estas pautas aos Governos Estadual e Federal. Pensar em propostas de retirar os aumentos das pautas e mudar o paradigma para redução de insumos nos pneus dos ônibus e caminhões, (se é que ninguém ainda pensou nisso), reduzir impostos que incidem nos transportes e depois transformar estes em serviços à população conforme o são a educação e a saúde. É nisso que o prefeito de Embu deveria estar pensando, pois é parte das atribuições do cargo. Se não consegue, não sabe administrar o dinheiro público.

    ResponderExcluir